terça-feira, 8 de junho de 2010

O que são alterações climáticas?


As alterações climáticas são alterações do clima que ocorrem a nível global. Na verdade, a Terra está periodicamente a sofrer alterações climáticas devido a factores naturais previsíveis como as variações na inclinação do eixo terrestre, na curvatura da sua orbita em torno do sol ou alterações na radiação solar. A diferença entre estes fenómenos naturais e o que actualmente se verifica, é de que nos últimos 250 anos a humanidade tem acelerado a tendência de subida da temperatura, que já existia desde o fim da última glaciação, devido às emissões dos chamados gases de efeito de estufa, cuja presença na atmosfera está a aumentar rapidamente devido às actividades humanas, ou seja, a alteração do clima tem-se verificado a uma velocidade superior à alteração verificada pela acção da natureza.

O que e catástrofes naturais?


Um desastre natural é uma catástrofe que ocorre quando um evento físico perigoso (tal como uma erupção vulcânica, um terramoto, um desabamento, um furacão, ou algum dos outros fenómenos naturais listados abaixo) faz danos extensivos à propriedade, faz um grande número vítimas, ou ambas. Em áreas onde não há nenhum interesse humano, os fenómenos naturais não resultam em desastres naturais.


Que tipos de catástrofes naturais existem no mundo?

Afundamento e colapso;
—Endemias;
—Epidemia;
—Pandemias;
—Erosão;
—Erupção vulcânica;
—Ciclone tropical (furacão, tufão);
—Incêndio Florestal
—Inundação;
—Tempestade de gelo ;
—Tsunami ;
—Terramoto.
Entre outros...

O que sao vulcões?


O Vulcão é toda a greta ou abertura da crosta terrestre pela qual se projectam gases, material elástico e magma procedentes do interior da Terra.
O Vulcão ocorre tanto nas regiões continentais como nas submarinas, mas sabe-se que os magmas se originam a altas temperaturas e pressões e que essas condições se encontram, principalmente, nas regiões de contacto das placas que formam a litosfera. A capacidade de ascensão de um magma na crosta é determinada pela sua densidade e a pressão que actua na fonte.
Alguns magmas não ascendem directamente da sua fonte ao ponto de erupção, mas são colectados numa câmara magmática de profundidade intermediária.

O que sao tsunamis??


Um tsunami é uma onda ou uma série delas que ocorrem após perturbações abruptas que deslocam verticalmente a coluna de água, como, por exemplo, um sismo, actividade vulcânica, abrupto deslocamento de terras ou gelo ou devido ao impacto de um meteorito dentro ou perto do mar.
Há quem identifique o termo com "maremoto" - contudo, maremoto refere-se a um sismo no fundo do mar, semelhante a um sismo em terra firme e que pode, de facto originar um tsunami.
O termo foi criado por pescadores que, vindo da pesca, encontraram o porto devastado, ainda que não tenham visto nem observado a onda no alto mar. As expressões "ondas de maré" (tidal waves) ou raz de maré (do francês raz-de-maré) são de evitar por constituírem, respectivamente, um anglicismo e galicismo desnecessários e enganadores, dado que os tsunamis nada têm a ver com as marés.

terça-feira, 1 de junho de 2010

O que são furacões?


Furacão, tufão e ciclone, são nomes regionais para fortes ciclones tropicais. Os meteorologistas chamam de ciclones tropicais às grandes quantidades de ar com baixa pressão atmosférica, que se movem de forma organizada sobre os mares da região equatorial da Terra.
Para que um ciclone tropical passe a ser chamado de furacão, é preciso que os seus ventos alcancem a velocidade de 120 km/h.
Os ventos dos furacões, que nascem no hemisfério norte, sopram em sentido anti-horário, enquanto os ventos daqueles que nascem no hemisfério sul sopram em sentido horário.
Isto acontece por causa da rotação da Terra e do chamado efeito Coriolis, que entorta os ventos em direcções opostas em cada um dos hemisférios.

O que são inundações?


Uma inundação pode ser o resultado de um grande furacão que deixa cair uma chuva que não foi suficientemente absorvida pelo solo e outras formas de escoamento, causando transbordamentos. Também pode ser provocada de forma induzida pelo homem através da construção de barragens e pela abertura ou rompimento de comportas de represas.

O que sao sismos?


Um sismo é um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de actividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.